top of page
  • Instagram
  • White Facebook Icon
  • TikTok
  • White TripAdvisor Icon
  • Youtube

OVNIs na Serra da Beleza (Parte 3)

Por Marco Petit


“Contatos dos Moradores” (Parte 1a)


Em maio de 1982 eu chegava pela primeira vez a Serra da Beleza, situada nos distritos de Santa Isabel do Rio Preto e Conservatória, no município de Valença, no sudoeste do Estado do Rio de Janeiro. Meu objetivo era verificar a validade dos depoimentos que eu vinha recebendo nos anos anteriores pertinentes a presença de luzes misteriosas, que vinham sendo observadas no céu durante as noites na região, mas com destaque especial para a já citada Serra da Beleza, que representa a divisa entre os mencionados distritos.


Dando continuidade agora com essa terceira postagem sobre minhas experiências como investigador dos fenômenos ufológicos na região dos distritos de Conservatória e Santa Isabel do Rio Preto, situados no município de Valença (RJ), vou publicar vários dos relatos mais antigos, relacionados aos casos, que investiguei, envolvendo os moradores da região da Serra da Beleza.


Pelos levantamentos que fizemos, os fenômenos na região começaram a se acentuar por volta do início da década de 70. Conseguimos, entretanto, obter depoimentos reportando avistamentos em épocas mais recuadas.


No final da década de 60, por exemplo, o tenente do exército, Moacyr Lopes de Carvalho, que mantém propriedade em Santa Isabel do Rio Preto, dirigia um caminhão do Exército, acompanhado por um soldado, na estrada que liga Conservatória à Santa Isabel. Por volta das 23 horas e 15 minutos de uma noite de céu limpo, observou pousado sobre o topo de uma montanha da Fazenda Jaraguá, um objeto luminoso com a forma de um ovo.


A testemunha nos revelou que acordou o seu acompanhante e parou o caminhão, observando o aparelho por cerca de 10 minutos, a uma distância de 300 metros. O objeto, apesar de muito luminoso, não clareava a área em volta. Em meio a tal acontecimento, lágrimas corriam dos olhos da testemunha, que nos relatou ainda ter ficado com o "cabelo arrepiado". Depois de observar o aparelho pelos já mencionados 10 minutos, seguiu viagem.


Entre as testemunhas das aparições dos UFOs na Serra da Beleza se encontram vários militares do Exército Brasileiro (Arquivo Petit).
Entre as testemunhas das aparições dos UFOs na Serra da Beleza se encontram vários militares do Exército Brasileiro (Arquivo Petit).

Um outro caso bastante antigo foi o do Sr. Alípio Lauriano. A testemunha observou em um dia do mês de maio, no final também da década de 60, a partir da porta de sua casa, por volta das 11 horas da manhã, um objeto de forma discóide, um pouco menor que um fusca, evoluindo a cerca de 400 metros de distância, por cima de uma plantação de milho. Alípio pode observar por cerca de 5 minutos as evoluções do aparelho, que emitia um ruído semelhante ao produzido por uma moto, só que mais acelerado e baixo. Segundo esta testemunha, o OVNI em vários momentos dava a impressão que iria pousar, mas logo em seguida ganhava altura novamente. Foram notadas também o que pareciam ser janelas, mediante as quais Alípio teve a impressão de avistar a presença de uma ou mais criaturas no interior do objeto. O OVNI acabou por desaparecer rumando em direção a São José do Turvo, uma pequena localidade distante poucos quilômetros, deixando um pouco de fumaça, que rapidamente se dissipou.


Já em 1974, numa noite de dezembro, era a vez da Sra. Terezinha Marlene de Oliveira, na época responsável pelo Hotel Nossa Senhora da Glória, situado bem no centro de Santa Isabel, observar o fenômeno. Aproximadamente às 20 horas, juntamente com mais duas pessoas, quando estava em frente ao Hotel, avistou três objetos luminosos esféricos voando em formação. Segundo a testemunha, emitindo luz branca bastante intensa, que variava de intensidade. Estes aparelhos foram observados orbitando uma montanha que dista aproximadamente 400 metros do hotel, sempre com velocidade constante, até que desapareceram por trás da própria montanha, para não serem mais avistados. Nos momentos em que estiveram mais perto, chegaram a apresentar um diâmetro aparente semelhante ao da Lua.


Em maio ou junho de 1976, era a vez do Sr. João Bitencourt de Azevedo travar contato com o fenômeno, tendo sua esposa ao lado. Numa noite de céu aberto, por volta das 20 horas, numa vargem da Fazenda São José da Serra, observou um aparelho de forma discóide, com brilho avermelhado, que girava em torno de seu próprio eixo. O OVNI não emitia qualquer forma de som. Tanto Bitencourt como sua esposa estavam a cavalo. Enquanto o objeto permaneceu evoluindo na área, inclusive em altitudes inferiores às das montanhas ao redor, os animais ficaram totalmente paralisados. Segundo a testemunha entrevistada, o aparelho chegou a distar apenas 200 metros, ficando visível durante muitos minutos, antes que desaparecesse em direção a cidade de Volta Redonda.


Reconstituição do contato mantido pelo senhor João Bitencourt de Azevedo no ano de 1976 (Arquivo Petit).
Reconstituição do contato mantido pelo senhor João Bitencourt de Azevedo no ano de 1976 (Arquivo Petit).

Ufólogo e Escritor, autor de 14 livros, que abordam diferentes aspectos da Ufologia Brasileira e Mundial, Presidente da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e Coeditor da Revista UFO.


Contatos Marco Petit:

Whatsapp para informações sobre eventos e aquisição de livros, (21)

995841014.

Instagram: @marco_antonio_petit

FALE CONOSCO

Central de Reservas

Tels.: (21) 2288-3897 | (21) 2575-9189 / WhatsApp (21) 99297-6313 | (21) 2268-2510

Av. Jornalista Ricardo Marinho, n° 360 - sala 210

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ - CEP 22631-350

Hotel - Conservatória

Tels.: (24) 2438-2500 / WhatsApp (24) 99227-0877

Estrada Ipiabas - Conservatória, n° 12.801

Conservatória - Valença/RJ - CEP 27655-000

© 2025 Hotel Fazenda Rochedo.

bottom of page